Você está aqui: Página Inicial / Ouvidoria / Solicitação de Impugnação da licitação ID: 44305 - Processo: 17/2024

Solicitação de Impugnação da licitação ID: 44305 - Processo: 17/2024

por Caio Martins de Oliveira Dias última modificação 05/11/2024 15h07

Prezados senhores, bom dia. Me chamo Emerson Cruz e trabalho como Diretor Executivo na CAB-Compliance Advisory Brazil, que é uma consultoria especializada em Compliance, LGPD e Governança. Venho através deste, solicitar o imediato cancelamento do processo de licitação nº ID:44305, visto que o mesmo apresenta irregularidades para que possivelmente apenas 01 empresa participasse e vencesse o processo licitatório. Vamos aos fatos: A Presidente da Comissão de Licitação: Sra. Kênia Salvador Lopes, lançou na plataforma de licitações as seguintes datas: Publicação no diário oficial:                   07/10/2024 - 18:38 Publicação na plataforma:                    07/10/2024 - 18:38 Início da disputa/fim do envio de proposta:      07/10/2024 - 18:37 Limite para a impugnação:                    02/10/2024 - 18:00 Ou seja, da publicação no diário oficial no município até a publicação na plataforma, houve um espaço de tempo de 01 (um) minuto, não dando nenhuma chance de participação de outras empresas, a não ser, possivelmente alguma que já soubesse do processo. O fim das disputa/fim do envio de propostas aconteceu as 18:37hs, ou seja, 01 (um) minuto antes mesmo da publicação no diário oficial do município. A autorização dada para o processo pelo Dr. Nilson Cesar do nascimento Almeida Presidente da Câmara Municipal de Guanhães foi em 30 de setembro de 2024, porque não houve a publicação deste processo nos meios adequados com tempo suficiente para que outras empresas apresentassem suas propostas? Dito isto, solicito a imediata suspensão desta licitação nos termos da Lei 14.133/2021, caso contrário levarei este assunto ao ministério público estadual e Ouvidoria Geral do Estado para que tomem ciência e que outras empresas possam participar deste processo com lisura. Gentileza encaminhar esta mensagem ao Dr. Nilson Cesar do nascimento Almeida (Presidente da Câmara Municipal) e a Sra.Kênia Salvador Lopes (Presidente da Comissão de Licitação) para tomada das devidas providências. Este é, possivelmente, um caso clássico de fraude em licitação (direcionamento) para alguma empresa. Solicito que a Sra. Kênica Salvador Lopes entre em contato comigo em caráter de urgência, antes da assinatura do contrato com a então empresa vencedora (CEAP - Treinamento Profissional e Gerencial LTDA). Nota: Esta solicitação/e-mail também foi encaminhado à ouvidoria da câmara solicitando o cancelamento desta licitação e tomada de providências.

: 08/10/2024 05h54
: Denúncia
: Comissões
: 20241008055404
: Resolvida

Respostas

1

: cmartins
: 15/10/2024 15h46
: Tramitando

Prezado,

a sua denúncia foi recebida e encaminhada aos responsáveis para conhecimento e providências.

Atenciosamente,

Caio Martins Oliveira Dias
Ouvidor


2

: cmartins
: 05/11/2024 15h07
: Resolvida

Prezado, em análise aos fatos narrados acima, informo que não foi constatada nenhuma irregularidade.

Ao serem notificados acerca da denúncia, o Presidente da Câmara Municipal, Sr. Nilson Cesar, e a Presidente da Comissão de Licitação, Sra. Kênia Salvador, ambos informaram que a referida contratação ocorreu pelo processo de inexigibilidade de licitação, onde não há abertura para apresentação de lances, visto que leva em conta a notória especialização dos profissionais contratados para ministrar o curso, sendo inviável a competição.

Cumpre ressaltar ainda, que os mesmos fatos aqui aduzidos, foram objeto de investigação pelo Ministério Público Notícia de Fato 02.16.0280.0134971/2024-24. No mesmo sentido, a referida denúncia também foi rejeitada e arquivada pelo MP, conforme Ofício nº: 247/2024/1ºPJCG.

Sem mais para o momento.

Informo que a referida denúncia será arquivada.

Caio Martins Oliveira Dias
Ouvidor


Arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.