PRESIDENTE DO SAAE PRESTA ESCLARECIMENTO FINANCEIRO NA CÂMARA DE GUANHÃES

por ligiah — última modificação 05/05/2020 17h38
DURANTE A REUNIÃO TAMBÉM FORAM ESCLARECIDOS ASSUNTOS COMO O REAJUSTE TARIFÁRIO E A AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DA CIDADE.

A primeira segunda-feira do mês foi marcada por declarações e esclarecimentos necessários à população guanhanense. José Geraldo Ventura, presidente do SAAE, atendeu ao pedido do Poder Legislativo e compareceu ao plenário da Câmara para prestar esclarecimentos sobre a atual condição financeira da autarquia.  

 

Dezinho, como é conhecido popularmente, assumiu o cargo em dezembro de 2019. Em um relatório entregue aos parlamentares, deixou clara a atual situação financeira da instituição, provando que até 2012 o SAAE possuía situação favorável, mas hoje está com saldo deficitário.

 

Em relação às férias-prêmio pagas aos servidores do SAAE, até o ano de 2019, os vereadores entenderam que as informações prestadas anteriormente estavam distantes da apresentada em relatório pelo atual gestor, forçando o legislativo a tomadas de medidas administrativas e judiciais cabíveis, uma vez que, em tese, foram apresentadas informações incompletas pela diretoria anterior.

 

No decorrer da noite, outros assuntos foram discutidos, entre eles o empréstimo solicitado pela prefeitura em 2018 e que foi negado pelo poder legislativo. O presidente do SAAE alegou que, caso o empréstimo tivesse sido aprovado, a instituição não poderia arcar com o valor das parcelas e poderia comprometer o serviço prestado a população de Guanhães e região.

 

Foi relembrado que na época da tramitação do projeto de lei que solicitava empréstimos de cerca de quatorze milhões de reais, para a construção da nova captação de água do SAAE, a prefeita disse durante audiência publica realizada na Câmara que o município também não teria condições financeiras de arcar com o pagamento do empréstimo, sem comprometer as financias municipais; o que deixou os vereadores em situação delicada, perante a comunidade, já que naquele momento, a falta de água era uma das principais demandas do município.

 

  O Vereador Evandro Lott, solicitou aos demais integrantes da sessão, que tomassem medidas para esclarecer a situação já que, se a prefeita sabia das condições do SAAE e do município, não poderia ter feito tal projeto. Pediu apuração das informações, para que os responsáveis sejam punidos no rigor da lei.

 

Sobre a tarifa de abastecimento, Dezinho disse que o reajuste compete a agencia reguladora e que as negociações começaram no fim do ano passado, antes da pandemia.  O reajuste começou a ser repassado para o consumidor no mês de março. Não cabendo aos poderes Executivos e Legislativos intervir em tal acréscimo. Ainda segundo ele, desde o inicio da quarentena, a autarquia teve aumento de 20% no número de inadimplentes nos dois últimos meses, colocando assim, a situação financeira da instituição, numa situação ainda pior.

 

  • A ata da reunião e os documentos comprovatórios estão disponíveis no site da câmara. A sessão completa pode ser vista no canal do youtube: camaradeguanhaes.