Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / PJ 2024: Junto aos jovens do Polo Médio Espinhaço, a aluna de Guanhães, brilhou na Etapa Estadual

por Nara Generoso publicado 15/10/2024 12h27, última modificação 15/10/2024 12h27

Entre os dias 18 e 20 de setembro, a etapa estadual do Parlamento Jovem Minas tomou conta da Assembleia Legislativa, e Guanhães foi muito bem representada por Joyce da Rosa Silva, de 17 anos, aluna da Escola Odilon Behrens. 🌟Junto aos jovens do Polo Médio Espinhaço, Joyce brilhou na defesa das propostas, e duas delas foram priorizadas na plenária final:

🔸 Subtema 1 – Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem: Proposta 2 - Incentivo à constante qualificação de professores, com investimento em cursos de atualização, workshops e programas de desenvolvimento profissional, para garantir a melhoria das práticas pedagógicas e a excelência nas instituições de ensino.

🔸 Subtema 3 – Fortalecimento da gestão democrática: Proposta 9 - Aplicação efetiva e ampla divulgação do direito ao grêmio estudantil, conforme a Lei Federal 7398/85 e a Lei Estadual 12084/96, além da reformulação da cartilha estadual dos grêmios, para garantir seu pleno funcionamento como instrumentos de gestão democrática e participação estudantil.

Essas propostas, agora priorizadas, podem se transformar em proposições legislativas estaduais após avaliação da Comissão de Participação Popular! Parabenizamos também todos os jovens que participaram e se dedicaram, mesmo aqueles que não foram à etapa estadual. Vocês são verdadeiros agentes de transformação! 👏

Em nome da coordenação do PJ Guanhães, agradecemos o apoio essencial da Câmara Municipal de Guanhães, na pessoa do presidente e dos vereadores; às escolas participantes, a Superintendência Regional de Ensino e a Prefeitura Municipal pelos espaços cedidos, e aos palestrantes que acreditam no potencial do projeto.

Outro motivo de orgulho foi ver a foto da nossa cidade exposta na campanha Como Vejo Minha Cidade durante a etapa estadual. Nossa cidade foi lembrada com carinho pela equipe da Assembleia de Minas responsável pelo Parlamento Jovem. 📸

Que venha 2025 com ainda mais jovens participando ativamente, agora com o tema Juventude e Direitos Culturais! Por mais jovens na política, por mais transformação!

Sobre o PJ 🚀

O Programa consiste em levar educação cidadã e política aos jovens, dando a eles a oportunidade de conhecer como o processo legislativo funciona. A Câmara de Guanhães participa do PJ desde 2021 e já formou mais de 40 alunos. Além da assessora de comunicação, também são coordenadores os vereadores André e Bárbara. O Projeto é realizado em três etapas: Municipal, Regional e Estadual. Durante o processo, os estudantes participam de grupos de discussão, rodas de debate, visitas técnicas, entre outras atividades, tudo voltado à orientação e formatação das propostas. Em cada edição do Parlamento Jovem Minas é discutido um tema de interesse da sociedade, escolhido pelos próprios estudantes. É esse tema que servirá de base aos estudantes para elaboração e aprovação das propostas que serão encaminhadas para a Assembleia Legislativa.