Iluminação pública da cidade é pauta da 17ª Reunião Ordinária ; confira o resumo e os projetos aprovados
A 17ª Reunião Ordinária foi marcada pela entrega de moções, aprovação de projetos, indicação dos vereadores para melhorias na cidade e ainda a questão da iluminação pública, que dividiu opiniões.
Após aberta, a sessão teve início com a entrega de moções de congratulação as Maçonarias: Pioneiros do Nordeste e a Sol Nascente, concedidas pela vereadora Anídia pelo almoço beneficente realizado, cuja rende foi destinada a ACAJENA- Associação Casa de Apoio Jesus de Nazaré.
Em seguida, o vereador Leco fez uso da Tribuna Livre para falar sobre a gestão do município. Ele se disse perplexo com o fato do executivo ter gasto mais de R$ 2 milhões com a festa de aniversário de Guanhães, sendo que a cidade está mal administrada com buracos nas ruas e outras coisas ruins. Pontuou ainda que, com o dinheiro gasto na festa, se fosse investido em transporte escolar, daria para levar estudantes para os municípios de Serro e São João Evangelista.
Dando prosseguimento aos trabalhos foi deliberado pelo presidente Osmar, a formação da comissão especial para a concessão do Título de Cidadania Honorária, nos termos do art.90, 3 e art. 151, ambos do Regimento Interno da Câmara. Dessa forma, foram escolhidos os vereadores Rodrigo, Lucimar e Mauro para compor a comissão.
A reunião seguiu com a leitura dos projetos de lei a darem entrada na Casa:
• Projeto de Lei nº 52/2022, que declara de Utilidade Pública a Associação Comunitária para o Desenvolvimento da Barreira –ACODEBA.
• Projeto de Lei nº 53/2022, que dispõe sobre a taxa de Administração do Guanhães Prev, revoga a Lei nº 2. 996, de 09 de setembro de 2021.
• Projeto de Lei nº 54/2022, que ratifica o Protocolo de Intenções do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba para o Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência do SAMU 192 Regional (CIS-URG MÉDIO PIRACICABA).
• Projetos de Leis nºs 55/2022 a 78/2022, que Concedem Títulos de Cidadania Honorária.
Passado para o momento da discussão e votação dos projetos o veto ao Projeto 38/2022 que dá denominação a via pública, Rua Gentil Armando Silva, foi aprovado pelos vereadores. O veto passou porque não existia a referida rua indicada no bairro para a denominação.
Já o projeto de Lei nº 22/2022, que estabelece normas para contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, foi pedido vista e concedido ao vereador Nilsinho.
Também foi pedido vista, dessa vez pelo vereador Leco, ao Projeto de Lei nº 45/2022, que institui a Planta Genérica de Valores em metros quadrados (m2) para cálculo do Valor Venal dos terrenos do bairro Residencial Floresta Vil/e no Município de Guanhães. O pedido foi concedido pelo presidente.
Já o Projeto de Lei nº 51, que dá denominação a ia Pública - Rua Gentil Armando da Silva foi colocado em votação e aprovado por unanimidade pelos vereadores, assim como o Projeto de Resolução nº 04/2022, que autoriza a devolução de bens alocados na Câmara Municipal de Guanhães do Poder Executivo Municipal.
Logo após a leitura dos expedientes, entre eles, indicações propostas pelos representantes do povo para melhorias na cidade, os vereadores fizerem uso da palavra e entre os assuntos, a iluminação pública na cidade com a troca de lâmpadas comuns por lâmpadas led, que tem sido realizada pela prefeitura.
A vereadora Bárbara parabenizou o executivo pelo excelente trabalho realizado na iluminação pública com a colocação de lâmpadas de led nos postes de iluminação, elogio também feito pelo vereador Claudiney já que segundo ele, é uma demanda antiga principalmente dos bairros mais distantes. Bárbara também pediu atenção do Poder Executivo para que seja limpo o córrego situado no bairro Nossa Senhora Aparecida.
Ainda sobre o assunto, o vereador Alcides prestou esclarecimentos a respeito da instalação das lâmpadas de LED. Ele informou que elas têm garantia de 5 anos, disse ainda que houve questionamentos por parte do Ministério Público em relação ao valor das mesmas, mas que a Prefeitura já está prestando os devidos esclarecimentos e que a instalação das lâmpadas se deu através de estudo detalhado e houve as corretas avaliações.
Em sua fala, o vereador Lucimar se disse feliz pelo fato da iluminação de led já está na zona rural, como no distrito de Correntinho e o vereador Nilsinho complementou também parabenizando e informando que será realizado no distrito de Sapucaia no dia 12 de novembro, próximo sábado.
Já o vereador Mauro questionou sobre a iluminação alegando que as novas lâmpadas já estão no centro, mas que as pessoas mais humildes não têm acesso a iluminação pública adequada e que devem ser cobradas providências para que também sejam atendidos.
Em resposta, o vereador Rodrigo disse entender a preocupação do vereador Mauro, mas que até onde sabe, toda a cidade será atendida pela iluminação de led, assim como garantiu o vereador André. O vereador, mais jovem da casa, aproveitou para parabenizar a Prefeitura e os organizadores pela realização dos festejos de aniversário da cidade, que movimentou a economia da cidade e valorizou os artistas locais, tendo a população dado show de solidariedade com os alimentos arrecadados.
Já em sua fala o vereador Evandro disse que se deve parabenizar a prefeita pela realização da festa do aniversário da cidade, mas que o passado não deve ser apagado. Ele questionou o fato da Prefeitura não ter gasto o dinheiro da cultura na realização da festa do aniversário e sim o dinheiro do caixa único.
Evandro pontuou ainda que o repasse do duodécimo da Câmara está sendo feito “a menor” por parte do Poder Executivo e foi respondido pelo presidente Osmar que o município já foi notificado a fazer o repasse do valor que ficou faltando. Evandro, como relator da CPI, falou ainda das inconsistências encontradas no abastecimento da frota de veículos do município, objeto de investigação atualmente em curso nesta casa.
Finalizando a reunião, em uso da palavra, a vereadora Leila parabenizou os organizadores do Baile da APAE e falou sobre as suas indicações para operação tapa-buracos no Cruzeiro do Aricanga e reconstrução do muro do cemitério do Distrito de Taquaral.