Câmara de Guanhães realiza lançamento do Parlamento Jovem 2023
Aconteceu na última quarta-feira (05), no plenário da Casa, o lançamento oficial do Parlamento Jovem 2023 na Câmara Municipal de Guanhães. A edição deste ano debate o tema "Jovem e Mercado de Trabalho". A participação é gratuita, incluindo uniforme, lanches e viagens.
Em discurso, abrindo os trabalhos, o presidente da Casa, Rodrigo Bretas, destacou a importância em fomentar nos jovens o interesse pela política e disse estar feliz em saber que muitos alunos se interessaram em participar do projeto e que Casa está aberta a todos que buscam o desenvolvimento humano e o da nossa cidade.
Em seguida, os coordenadores, vereadores Bárbara e André e a assessora Nara, explicaram aos novos alunos sobre o programa, o que é, como funciona e compartilharam momentos vivenciados na edição do ano passado.
A cerimônia também contou com uma palestra cheia de conteúdo ministrada pela advogada Kamilla Brito, que abordou o tema: Jovem x Autoimagem x Mercado de trabalho e fez os jovens refletirem sobre o assunto.
A prefeita Dorinha, que também prestigiou o evento, parabenizou a iniciativa da Câmara e destacou a importância da participação dos jovens nas questões política reforçando seu apoio a ações como esta.
Também prestigiaram o lançamento o vereador Leco, a Superintendente Regional de Ensino de Guanhaes, Edney Fernandes Barroso, representantes da Defensoria Pública e da Secretaria de Assistência Social.
Sobre o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela política além de estimular e desenvolver um senso crítico e de discussão acerca de temas importantes para a sociedade.
O Projeto é realizado em três etapas: Municipal, Regional e Estadual. Durante o processo, os estudantes participam de grupos de discussão, rodas de debate, visitas técnicas, entre outras atividades, tudo voltado à orientação e formatação das propostas.
Em cada edição do Parlamento Jovem e Minas é discutido um tema de interesse da sociedade, escolhido pelos próprios estudantes. É esse tema que servirá de base aos estudantes para elaboração e aprovação das propostas que serão encaminhadas para a Assembleia Legislativa.