por ligiah
—
última modificação
25/06/2020 12h38
Na manhã desta quinta-feira (25/06/20) o presidente da Câmara Municipal de Guanhães Nivaldo dos Santos, acompanhado do Procurador Geral do Poder Legislativo Dr. Henrique Guilherme Bretas de Campos, recebeu representantes da Associação Comercial e Empresarial de Guanhães e de setores do comércio local. Juntos debateram como os comerciantes poderiam contribuir no enfrentamento da pandemia sem apresentar maiores prejuízos para o setor.
Entre autorizações de reabertura e também de fechamento do comércio, já se passaram 3 meses. Período considerado longo e em muitos casos desnecessário, causando assim, segundo os comerciantes, um colapso no setor.
Este mês o município através do poder Executivo, aderiu ao programa do Governo Estadual intitulado Minas Consciente. Enquadrando Guanhães no mesmo patamar dos municípios localizados na região metropolitana do estado. Ou seja, todas as medidas de contenção para evitar a propagação da pandemia, adotadas em outras localidades que também aderiram ao programa, servem consequentemente para o município de Guanhães, mesmo este não apresentando tantos casos de covid-19.
De acordo com o Plano do governo de Minas, Guanhães está na Onda Verde. Sendo assim, é permitida apenas a abertura de serviços considerados essenciais. A principal questão debatida é justamente como o município que apresentou até o momento poucos casos, se comparado aos demais municípios da região onde foi registrado, pode estar nesta fase do processo.
A reunião, serviu como um início para um debate mais minucioso. Por que o município foi registrado como parte da região central do estado Por que está em vigor a onda verde? Resposta que devemos cobrar do poder Executivo, que dentro de alguns dias, terá a oportunidade de ouvir os representantes do setor e responder a essas e outras perguntas.