Câmara concede Moção de Aplauso a guanhanense vencedora do Prêmio Literário Maria Firmina – Aborda Cultural

por Nara Generoso última modificação 09/02/2022 17h40

Na sessão ordinária dessa segunda-feira (07), os vereadores homenagearam a historiadora guanhanense, Adriana Santana, com uma Moção de Aplauso de autoria do vereador André Luiz Silva e também assinada pelo vereador presidente, Osmar Gomes Fidelis.

Adriana foi vencedora da categoria “novos escritores” (sem obra publicada), do Prêmio Maria Firmina de literatura 2021/22, realizado pela Casa de Cultura e Produtora Cultural Aborda de Belo Horizonte.

A guanhanense venceu com o romance “Das cinzas da senzala, o levante” (ficção). O prêmio inclui a publicação da obra, que deve estar disponível para aquisição até abril/2022. O livro traz uma história contextualizada no Brasil colonial, do século XVII, no interior do nordeste açucareiro.

As agruras da escravidão são retratadas numa narrativa de resistência dos escravos de um engenho colonial, produtor de cana de açúcar. O cotidiano do engenho traz o universo mitológico africano, como elementos de resistência, na saga de Njinga, escrava guerreira nascida no engenho e herdeira dos conhecimentos ancestrais dos antigos Ngangas africanos.

Após receber a Moção e os cumprimentos dos vereadores, ela declarou: “estou muito feliz de estar nessa casa, a casa do povo. Esse prêmio traz pra mim uma alegria muito grande de ver o quanto a nossa cidade é maravilhosa, como ela abraça as pessoas e torce pelo seu sucesso. Eu represento esse povo, a mulher negra, sou filha de uma mãe analfabeta e ganhei um concurso nacional. Fui a única mineira a ser premiada, estou feliz e emocionada pelo carinho de vocês”.

Em sua fala, Adriana também agradeceu o reconhecimento e fez um pedido ao legislativo. “A arte é importante para o povo, e um dos meus grandes sonhos é que a cidade tenha um anfiteatro, e entrego esse pedido ao Osmar, para que isso se torne um projeto de lei nesta Casa. Guanhães tem grandes artistas e merecemos um anfiteatro para desenvolver as nossas artes”, finalizou.

O autor da moção, vereador André disse sobre a importância da literatura e da necessidade de reconhecer e parabenizar esse exemplo de cidadã para a nossa cidade.

Participação popular

Durante a reunião, também estiveram presentes no plenário, membros da Associação do bairro Novo Cruzeiro; a presidente Flaviane da Silva, a fiscal Maria Rosa e a secretária Débora que vieram solicitar o apoio dos vereadores para a construção da sede.

“Temos um sonho de construir a sede, já promovemos eventos para ajudar crianças e a interação da comunidade, todos os eventos são feitos na rua, o que dificulta a acessibilidade e segurança. Pretendemos ter um lugar onde as crianças possam praticar esportes e desenvolver outros projetos educacionais e abertos ao público”.

“Contamos com o apoio de vocês nesse ano, pra dar esse primeiro passo para a construção, já temos uma planta pronta”, declarou Débora, convidando ainda os vereadores para conhecer o lote e a Associação.

O vereador Mauro se lembrou de uma indicação destinada à Associação e informou que ainda está empenhado o valor no executivo, e as representantes disseram que vão se inteirar a respeito.

Sobre os recursos que podem ser indicados, ou seja, emenda impositiva, que é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual, destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições; o presidente da Casa informou que é estipulado que a metade das emendas seja indicada para a saúde e o restante para outras melhorias na cidade e que a indicação fica a critério de cada vereador.

Osmar reiterou que as portas estão abertas em prol da sociedade como um todo e se comprometeu em ajudar a associação assim como os vereadores Lucimar, André e Leila. Os demais vereadores, presentes na sessão, informaram sobre o comprometimento já com outras demandas também solicitadas pela sociedade, como creches, ONG, agremiações, parabenizaram pelo trabalho da Associação e levantaram a hipótese desse apoio no próximo ano.

Prestigiaram também a sessão dois estudantes universitários que vieram ouvir a indicação do vereador Claudiney, que pede ao executivo que seja providenciado projeto de lei concedendo transporte público para os estudantes técnicos e universitários que fazem seus respectivos cursos nas cidades vizinhas a Guanhães.