Alunos do PJ conhecem o Programa Jovem Aprendiz da Cenibra
Na última semana tivemos mais um momento de muito aprendizado no Parlamento Jovem, dessa vez com o subtema: jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.
Na oportunidade recebemos o colaborar da Cenibra, da área de treinamento e desenvolvimento de RH, Ricardo Lage, que explicou sobre Programa Jovem Aprendiz Agro.
Com possibilidade de participação de pessoas com deficiência; o programa busca jovens que estejam motivados, em busca de qualificação profissional com abertura para compartilhar e aprender.
O Programa oferece um curso de um ano, dividido em três etapas: Núcleo Básico, Núcleo Específico e Prática Profissional, que visa proporcionar aos jovens cursos de Formação Profissional Rural, capacitando-os para o ingresso e permanência no mundo do trabalho.
Em Guanhães, os aprendizes têm acesso ao curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro, aplicado pelo Senar Minas. Para participar o jovem precisa ter entre 17 e 24 anos de idade, ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio.
Os alunos do PJ ficaram envolvidos com a palestra e puderam tirar dúvidas, inclusive, sobre as oportunidades de trabalho que podem surgir com a capacitação.
Também trocaram experiências com os ex-alunos do Parlamento, João, Yara e Maria Eduarda, esta participante da edição deste ano do Jovem Aprendiz.
Segundo Ricardo, o programa está na sua segunda edição na nossa cidade e forma 40 jovens por ano. Além do aprendizado, eles recebem salário de acordo com a jornada, além de vale alimentação e outros benefícios.
Para os jovens interessados, as inscrições para a próxima turma vão abrir em meados de setembro/outubro deste ano. Lembrando que existe um processo de seleção.