9ª Reunião Ordinária: Secretária de Saúde responde a demandas da pasta; vereadores questionam sobre trânsito e obras na cidade

por Nara Generoso última modificação 06/06/2023 14h32
📍A reunião dessa segunda-feira (5) teve em pauta um assunto importante para toda a população: saúde. Após aberta a sessão, a palavra foi concedida a secretária de Saúde de Guanhães, Rejane Guimarães, convocada pelo vereador Leco para responder algumas demandas, entre elas, atendimento médicos no PSFs, marcação de exames e situação da realização dos partos no hospital.
Rejane esclareceu que todas as unidades de saúde contam com médicos e que, no PSF do Colina Verde, tem médicos especialistas. “A demanda das questões de saúde cada vez aumenta mais a nível nacional e, dentro do possível, estamos fazendo uma gestão de forma adequada”, explicou.
A secretária também esclareceu que algumas demandas não são atendidas pelo SUS, mas que o município tem conseguido atendê-las com recursos próprios; pontuou ainda que os exames de imagem estão sendo feitos no Hospital e que alguns outros exames são encaminhados para Belo Horizonte, Itabira e Diamantina, quando necessário.
Sobre a questão das gestantes, Rejane explicou que não tem a ver com falta de repasse, mas que o Hospital de Guanhães é credenciado para gestantes com parto de risco habitual – aquele que não tem previsão de complicação e evolui para parto normal. Já os partos de alto risco, o HIC não tem condição de fazer, “nossa referência em alto risco é o Sofia Feldman em Belo Horizonte, às vezes, por situação de vaga, a gestante é transferida pra outro hospital, de Itabira ou Serro”.
Na oportunidade, a secretária de Saúde convidou os vereadores a participarem das reuniões de prestação de contas e das conferências de saúde, ocasiões oportunas para que sejam prestados todos os esclarecimentos necessários, dizendo que as conferências são abertas ao público e que é de suma importância a participação de todos.
Dando sequencia aos trabalhos, foram lidos os projetos que deram entrada, entre eles, Projeto de Lei Complementar 06/2023, Projeto de Lei Complementar 07/2023, Projeto de Lei 26/2023, Projeto de Lei 27/2023, Projeto de Lei 28/2023, Projeto de Lei 29/2023, Projeto de Lei 30/2023, Projeto de Lei 31/2023, Projeto de Resolução 03/2023 e Projeto de Lei Complementar 08/2023.
Sobre os projetos a serem discutidos e votados, nenhum foi aprovado, todos tiveram pedidos de vista pelos vereadores, concedido pelo presidente.
Hora dos expedientes📢

Após a leitura das indicações e dos requerimentos, os vereadores fizeram uso da palavra com questionamentos, principalmente relacionado a obras e a questão do trânsito no município.
📍Em uso da palavra, o vereador Mauro demonstrou preocupação com as constantes adesões do município em atas de registro de preços já que, a recente adesão, vai onerar os cofres públicos em cerca de quatro milhões de reais.
📍Já o vereador Claudiney falou a respeito de obras de infraestrutura em rua do bairro João Miranda. Segundo o mesmo, ele lutou para que fosse realizado termo aditivo ao projeto para que seja construída a rede pluvial e que aguarda levantamento técnico e planilhas de custos por parte da Secretaria de Obras.
📍 Em uso da palavra, o vereador Alessandro Matias se disse triste pelo fato da atual gestão ser muito desumana e que a cassação da Prefeita de Santa Maria do Suaçuí deve servir de lição para que se respeite o dinheiro público.
📍Passada a palavra ao vice-presidente, vereador Nilson, ele criticou o trabalho da empresa que presta serviços de iluminação pública para o município e disse que há quatro meses deixa ruas do distrito de Sapucaia às escuras.
📍Já a vereadora Bárbara criticou o serviço de recapeamento de má qualidade que foi executado no distrito de Correntinho. Ela ressaltou que a demanda é urgente, uma vez que são constantes os acidentes no local e que já fez vários pedidos para que sejam construídos redutores de velocidade nas ruas do Distrito, uma vez que não foram colocados nas obras de recapeamento.
📍O presidente Rodrigo sugeriu à vereadora Bárbara que oficie ao Conselho Municipal de Trânsito e comentou que o trânsito é um dos principais problemas na cidade uma vez que é intenso o tráfego de veículos na cidade. Rodrigo também pontuou que é necessário se cobrar ações efetivas de mobilidade urbana.
📍Em uso da palavra, o vereador Lucimar agradeceu ao secretário de infraestrutura pelos trabalhos que estão sendo executados na cidade. Aproveitou o momento e desmentiu uma notícia falsa veiculada em jornal que dizia que o mesmo tinha sido cassado. Ele declarou que isso nunca aconteceu e que procuram fazer de tudo para atingi-lo, demonstrando a sua indignação pelas notícias falsas veiculadas.
📍O vereador Alcides disse que o município tem avançado em muitas áreas e que a Prefeitura tem se dedicado muito, sobretudo nas áreas de saúde e infraestrutura. O mesmo elogio foi feito pela vereadora Leila que informou ainda que as demandas estão sendo atendidas prontamente na disponibilidade das secretarias.
📍Finalizando os trabalhos, Osmar foi o último a fazer uso da palavra. O vereador disse que, no ano passado, saiu desta Casa como presidente com seis denúncias, explicando sobre valores e a concessão de diárias a vereadores e servidores.
Na oportunidade, falou a respeito da concessão de diárias a três secretários do município, sendo que para cada um foi concedido o valor de cerca de R$ 9.000,00, ressaltando a importância de fiscalização de tais despesas.