3ª Reunião Ordinária: Projetos importantes são aprovados, entre eles, o que institui um prêmio dedicado a mulheres em Guanhães
3ª Reunião Ordinária: Projetos importantes são aprovados, entre eles, o que institui um prêmio dedicado a mulheres em Guanhães
A sessão contou ainda com homenagem a mulheres e com a participação da secretária de administração, Waléria Coelho
Com uma pauta extensa e com a Casa cheia, a Sessão dessa segunda-feira (6) foi aberta pelo presidente da Câmara de Guanhães, Rodrigo Bretas, com uma singela homenagem a todas as mulheres em nome do Legislativo, abrindo a Semana da Mulher, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Na abertura todos os vereadores tiverem a oportunidade de parabenizar as mulheres. O momento também foi marcado pela homenagem da vereadora Leila a três mulheres escolhidas por elas Matilde, Idelma e Maria de Fátima, que foram chamadas à frente para receberem flores.
Ainda sobre a Semana da Mulher, a presidente do Conselho, Fátima Carminate, fez uso da palavra e falou sobre o Conselho, seu objetivo e composição e aproveitou a oportunidade para convidar e divulgar a programação da Semana da Mulher, que nesta quarta-feira, 8, conta com uma palestra sobre empoderamento com o tema “Mulheres que vão longe”, que será realizada no Plenário da Câmara, a partir das 18h, gratuito e aberto ao público.
Logo em seguida, foi dado início aos trabalhos da Casa, com a participação da secretária municipal de administração, Waléria Coelho, que após ser convocada pelo vereador Claudiney e informar que não viria por motivos pessoais, esteve presente e respondeu os questionamentos do vereador a respeito de alta quantia em dinheiro, no valor de cerca de R$ 34.000, recebido por uma servidora da educação, um valor, segundo o vereador, muito acima do vencimentos da servidora.
A secretária disse que a pasta não é responsável pelo pagamento de professores e sim, a Secretaria de Educação, mas que houve um erro e que a devolução dos valores pagos foi requerida judicialmente.
A reunião seguiu com a leitura dos projetos a darem entrada (08/2013; 09/2023; 10/2023; 11/2023; 12/2023; 13/2023; 15/2023; 16/2023; 17/2023; 18/2023 e 19/2023 – disponíveis no site da Câmara e no post anterior). Na sequencia, discutido e votado os projeto conforme a arte acima.
Dois projetos importantes foram aprovados por unanimidade na Casa. Um deles o de nº 15/2023, de autoria da mesa diretora por indicação do Conselho da Mulher, que institui o "Prêmio Maria Antonieta Morais Miranda" no município de Guanhães/MG.
Ele consiste em homenagear, anualmente, durante a semana em comemoração ao dia Internacional da Mulher, mulheres que tenham se destacado ou se destacam profissionalmente e/ou socialmente, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.
A aprovação foi celebrada por todos, em especial, pelas conselheiras presentes e pela família da mulher que leva o nome do prêmio, a primeira vereadora de Guanhães, Maria Antonieta, mãe do ex-prefeito Antônio Miranda, que prestigiou a Sessão juntamente com a esposa Rosália e a filha Kirian.
O outro Projeto é o nº 18/2023, que declara de utilidade pública a ASSOCIAÇÃO RENASCER - ASSORE – Guanhães/MG. Em uso da palavra, o vereador Claudiney, autor da proposição, disse que é um projeto de extrema importância, uma vez que se trata de instituição que cuida de dependentes químicos. Ele ainda relatou que perdeu vários amigos para o vício em drogas.
Dessa forma, além da aprovação, os vereadores Mauro, Leco, Osmar, Leila, André e Nilson, se comprometeram a aportar parte dos recursos de suas emendas parlamentares na Associação. O fundador da Associação, Nízio Romano, estava presente na reunião e agradeceu aos vereadores.
A reunião seguiu com o uso da Tribuna Livre pelo vereador Claudiney que fez um apelo ao executivo em favor dos moradores do bairro João Miranda (bairro Canaã), que estiveram presente no plenário. O vereador disse que a comunidade vem sofrendo há anos e não avançou como gostaria, que as ruas Cinco, Quatro e Três carecem de infraestrutura, sendo que nesta esta última, residem pessoas com deficiência física.
Claudiney fez apresentação de imagens retratando os problemas do bairro, afirmando que muitos moradores da comunidade têm dificuldade de se deslocar. Pontuou ainda que a Prefeitura faz a arrecadação da forma legal, mas que os recursos não retornam à população.
Ao final, foi feira a leitura dos expedientes (indicações e requerimentos) dos vereadores para as melhorias na cidade.