13º Reunião marca a abertura da Semana do 7 de setembro com aprovação de projetos importantes
por Nara Generoso
—
última modificação
12/09/2023 15h32
A 13ª Reunião Ordinária que aconteceu na segunda-feira (4), abriu a Semana do 7 de Setembro com a participação de alunos de escolas públicas e privada de Guanhães, um momento impar, de civismo e de resgate do patriotismo.
Na oportunidade, a palavra foi passada a professora Celina, que cumprimentou a todos e falou a respeito do civismo, do respeito ao patrimônio público e também fez elogios à iniciativa do projeto “Escola Legal”, aprovado pela Casa e que em breve, estará em ação, agradecendo ao presidente pelo convite.
Também prestigiaram o momento, alunos e professores das escolas estaduais: Senador Francisco Nunes Coelho, Odilon Behrens e Fazenda São Sebastião.
Abrindo os trabalhos da Casa, foi lido os pareceres ao projeto de lei número 28/2023 que autoriza o Município de Guanhães a ingressar no Consórcio Público Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – CISMEP, projeto que trancou a pauta na última reunião e que foi motivo de discussão entre os vereadores.
Em uso da palavra, o vereador Alessandro Matias disse viu muitas dificuldades na proposta e a cada dia que passava estava cada vez mais com o “pé atrás”, fez críticas à gestão, falando que o projeto é absurdo e se disse contrário ao projeto.
Já o vereador Claudiney disse que teve percepção distinta da do vereador Leco, informando que os insumos são comprados em nome de todos os municípios, trazendo benefícios para a saúde dos municípios integrantes e ainda que o mesmo tem como carro chefe a oftalmologia e que os serviços ofertados estarão à disposição de toda a população.
O vereador Mauro e o presidente Rodrigo também se mostraram favorável ao PL, mas ressaltaram a importância de ser fiscalizado. Com a mesma linha de pensamento, com foco no atendimento qualificado da população e na valorização dos médicos, os vereadores André, Osmar, Evandro, Alcides, Leila e Lucimar, acreditam que a proposta é um caminho para melhorias na saúde da nossa cidade.
Durante a votação, o vereador Leco voltou pela rejeição do PL 28/2023 e os demais vereadores pela aprovação. Também foram aprovados os seguintes Projetos:







Finalizada a discussão e votação dos projetos de lei, foi lido o Projeto de Lei complementar número 11/2023 que dispõe sobre a complementação do piso salarial nacional do enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras a que se refere a lei Federal n°14.434, de agosto de 2022, Emenda Constitucional 127, de 22 de dezembro de 2022, que após explicações sobre o mesmo e posicionamento dos vereadores, foi aprovado por unanimidade. 

Ao final da reunião, foram lidos e aprovados os expedientes, que são as indicações e requerimentos encaminhados ao executivo, para melhorias em Guanhães, além das moções.