11º “Reunião Ordinária: “trânsito x interdições de pontes” entra na pauta e é discutido pelos vereadores; confira os projetos aprovados

por Nara Generoso última modificação 02/08/2022 17h22
A sessão também foi marcada pelo protesto realizado por vereador contra a atual gestão municipal

A noite dessa segunda-feira (1) marcou o retorno das reuniões ordinárias após o recesso parlamentar dos vereadores. Com uma pauta extensa e projetos importantes a darem entrada e a serem votados, a reunião teve ânimos exaltados logo após sua abertura.

A secretária de saúde, Rejane Guimarães, convocada para dar esclarecimentos sobre sua pasta, assim como os demais servidores que a acompanhavam, se sentiram ofendidos quando se depararam com a imagem de protesto na mesa do vereador Leco, autor da convocação.

Após não concordar com a exibição de um vídeo que, até aquele momento não tinha sido autorizado pelo presidente, já que o mesmo queria saber o conteúdo, a secretária informou que iria se retirar, pois estava ali para responder a questões técnicas.

 O presidente Osmar disse ficar triste com tal situação e deixou claro que a convocação ainda permanecia naquele momento e que a ação em forma de protesto é exclusivamente de autoria do vereador Leco e não dos demais vereadores nem mesmo da Câmara de Guanhães, sendo assim qualquer sansão ou responsabilidade é inteiramente dele.

Em uso da palavra o vereador Leco disse que quem viu o vídeo percebeu que não tinha nada demais, apenas fatos reais da situação da cidade. Ele também falou sobre a atual gestão de Guanhães, apontando que o apadrinhamento é grande e que isso tem impacto em folha, “enquanto isso o povo está sofrendo e cobrando, não posso ver isso aí e ficar calado”, declarou e complementou sobre a sua manifestação do cartaz: “não acusei ninguém, minha função é fiscalizar”.

 

Dando sequência aos trabalhos, foram lidos os projetos a darem entrada na Casa (confira na pauta) e, em seguida, discutidos e votados os pareceres e os projetos, conforme arte acima .

Entre os projetos aprovados, o de nº41/2022, de autoria do vereador Osmar, que dá nome a Rua Rosinei Rocha Dias, uma mulher conhecida pela sua alegria, força, bondade e que faleceu em 2019, após lutar anos contra um câncer. Um das filhas de Rosinei, Laila Dias, esteve presente na sessão, se emocionou e agradeceu a aprovação do projeto por unanimidade.

Outro projeto aprovado por unanimidade pelos vereadores foi o de nº42/2022, de autoria do vereador Rodrigo, que institui o Projeto Espaço da Gente na Avenida Alberto Caldeira, que consistente na criação de espaço público destinado à integração da família com a sociedade, promoção do lazer, da cultura e da prática de esportes.

Segundo Rodrigo, o projeto nada mais é que a criação de um espaço voltado para a família: “onde as crianças possam brincar com segurança no domingo de manhã, se exercitar e sair de casa nesses tempos tão virtuais”, compartilhou.

O parlamentar ainda explicou que o projeto não traz, necessariamente, despesa para o município, mas se assim achar viável, pode usar o espaço para evento cultural, com música, valorizando artistas da cidade, barraquinhas, entre outros.

Logo após a leitura dos expedientes, os vereadores trouxeram em pauta a situação do trânsito na cidade, principalmente com a interdição das pontes pelo executivo, na última semana.

O vereador Rodrigo informou que foi agendada para esta terça-feira (02), uma reunião com os caminhoneiros e foram convidados a participar o secretário de trânsito e transporte, Aldevan e o controlador interno, Florentine.

“O objetivo é pensar em uma solução para essa situação, uma oportunidade para que essa Casa seja instrumento de diálogo, já que não fomos ouvidos para situação que hoje se encontra o trânsito de Guanhães”, pontuou Rodrigo.

Já o vereador Lucimar lembrou que quando interditaram as duas pontes a primeira coisa que deveria ser feito era colocar faixas avisando sobre a interdição, antes mesmo de acontecer. Segundo ele, uma cidadã informou que muitos caminhões estão voltando porque não tem faixa explicativa: “já cansei de cobrar do setor responsável e me respondem que estão confeccionando, mas até hoje nada”, reclamou.

Em uso da palavra o vereador Evandro disse que o trânsito na cidade está um caos, e que é preciso saber qual a previsão para fazer as pontes. “É preciso trabalhar com prazos, pois estamos lidando com vidas. Quantos empresários pagam impostos? geram empregos? quantos caminhoneiros precisam do trabalho para o sustento da família? É claro que as empresas grandes têm que dar a contra partida, mas também é necessário olhar o lado da população. Será que vamos ter que esperar um acidente acontece?”, argumentou.

O presidente Osmar e o vereador Mauro também pontuaram sobre a sugestão dada por eles, na última semana no programa da Rádio Folha Fm, que consiste em fazer uma ponte maciça sobre a ponte da Rua Paulino Coelho, o que desafogaria o trânsito. Segundo os mesmos, a proposta também será discutida hoje, durante a reunião agendada.